Fio de cabelo visto ao microscópio |
Em outras palavras, são testes científicos feitos sem o compromisso de agradar os fabricantes de cosméticos capilares.
Separei alguns trechos que mais achei interessante:
Ok. Pra mim não foi surpresa."Testes feitos pela equipe da química Inés Joekes, da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), mostram que xampus e condicionadores funcionam para limpar os cabelos e deixá-los mais fáceis de pentear, mas não promovem a recuperação dos fios danificados a que se propõem diversos produtos. Nem poderiam.“O fio de cabelo é um tecido morto, incapaz de se regenerar depois de formado”, lembra Fabiane, especialista em doenças do couro cabeludo."
Fazendo um paralelo entre um fio de cabelo e uma parede antiga (raciocínio de arquiteta): numa parede lascada, você não consegue refazer o reboco 100% igual ao que era, mas consegue maquiar o estrago, e no final das contas, o serviço fica bom esteticamente, apesar de não igual ao original, não é assim?
Imagino que o mesmo aconteça com o fio de cabelo: esses shampoos restauradores (não falo desses comuns de supermercado e sim daqueles em que foi investida tecnologia - em outras palvras, os caros) devem atuar como a massa corrida no fio.
Pra quem gosta de tomar suplementos vitamínicos achando que não faz mal:
"(...) é preciso cuidado com os excessos: “Vitamina A além do recomendado aumenta a queda de cabelo e não deve ser consumida sem orientação de um médico ou nutricionista”."
"Há quatro décadas pesquisas demonstraram que a carência de nutrientes como o ferro favorecia a queda de cabelos, mesmo em mulheres que não sofriam de anemia, além de deixar a pele e os próprios cabelos ressecados, com a textura de palha. Mais recentemente estudos associaram a carência do aminoácido lisina – um dos componentes das proteínas, encontrado em carnes vermelhas, peixes e ovos – à perda desses preciosos fios."Já cometi a bobagem de tomar suplementos vitamínicos por conta.
Era o terceiro ano seguido que eu entrava numa fase de perda de cabelos, e nos dois anos anteriores, havia feito exame de sangue, constatado que a quantidade de ferritina estava baixa e o dermato havia me receitado um suplemento polivitamínico.
O que fiz então? O que qualquer um faria: "ah, não vou fazer exame de sangue de novo", e repeti o suplemento, claro.
Resultado: não curei a queda de cabelos e ainda baguncei com tudo, tive outros sintomas, porque ingeri vitaminas que não precisavam ser suplementadas.
Aí sim fiz exame e constatei que os níveis de alguns nutrientes estavam acima do que deveriam. Complementei a ingestão apenas dos nutrientes que necessitava, e então tudo ficou certo.