11.7.13

O que aprendi sobre cabelos - primeiro passo

Meu cabelo palha seca e eu vivemos brigando desde que me conheço por gente.
Ele tem vida própria, é genioso, teima em querer ser o centro das atenções.
Eu falo pra ele: te acalma, a vida não é assim, a gente não precisa viver em pé de guerra. Mas não adianta. Ele não me escuta, e insiste em querer sair por aí assustando as pessoas, e então eu preciso tomar providências.
Chegou uma hora em que tive que chegar a uma solução drástica para contê-lo: escova progressiva nele. Testei tudo quanto foi progressiva de tudo quanto era nome, na tentativa de domá-lo. Foram anos e anos assim, e nossa relação se desgastou. Ele se rebelou ficando todo quebrado, e ainda por cima agora resolveu que queria começar a ficar branco - tudo pra revidar, só porque a única coisa que eu gostava em mim era da cor natural dele.
Admito que também reagi: maltratei o coitadinho um pouco mais e fiz luzes pra disfarçar os brancos - porque velha de cabelo preto não dá, né? Quis ver se eu me acostumava a ter os cabelos mais claros.
E aí ele revidou ficando ainda mais seco, muito mais do que antes.
Antes, com a  progressiva, era shampoo e máscara e ele já ficava aceitável.
Mas e agora?? Com cabelo armado e luzes, eu precisava reaprender a domar o bichinho.
Iniciei nos blogs de beleza da vida, e via a mulherada toda falando mil coisas que eu não entendia: escama, cutícula, queratina, que diabo é isso?
Ainda não sei muita coisa, mas já consegui acumular informações que me permitiram fazer escolhas mais conscientes. Em outras palavras: o acesso à informação permitiu que eu entendesse um pouco mais meu cabelo.
Vamos continuar brigando, eu sei, mas agora pelo menos estamos tentando falar o mesmo idioma.
Acho que a primeira lição foi identificar o meu tipo de cabelo.
Sempre soube que liso ele não é, mas também não dava pra chamar de cacheado. Tô dizendo, ele tem vontade própria, varia conforme o humor (dele, não o meu).
Lá na adolescência, ele estava pelo meio das costas e com cachos nas pontas. Quando estava grávida e morando num lugar muito seco, parecia que tinha feito escova. Vai quase a dois extremos, mas não é nem cacheado, nem muito menos liso. Quando está mais curto, não chega a cachear, só arma.
Então afinal, de que tipo é??
Aprendi no Eu ♥ Cabelo que ele é ondulado:
"Ondulado: O ondulado geralmente possui raiz lisa até a altura da orelha e a partir daí ele ondula frisado ou forma cachos. Sua oleosidade desce um pouco mais comparando com os anelados.
Tratamento
Alterne entre Hidratação e Nutrição, com ênfase na hidratação.QuímicaA química recomendada para alisar é o Tioglicolato."
Opa, quer dizer então que tem até classificação? Ele existe?! Tá dentro do normal?!
Fica bem mais fácil nos entendermos, sabendo o que ele quer da vida.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...